O Vintage Aero Club e a DGAC

 

Ao abrigo do protocolo, celebrado em 2014, entre a Autoridade Nacional da Aviação Civil e o Vintage Aero Club, estamos em condições de arrancar com este novo e emocionante projecto.

Em 1952, dá-se início à construção da nova escola de voo à vela (planadores), a cargo da Direcção Geral da Aeronaútica Civil, na localidade de Alpriate. Desde 1946, que Santa Iria da Azóia era palco para a instrução do voo à vela, mas o crescimento da actividade obrigou ao aparecimento de novas infraestruturas. Mas também o crescimento do novo aeroporto da Portela pôs fim à actividade no local em 1959.

E desde esse ano que as instalações tem servido para guardar grande parte do espólio da DGAC, que entretanto esquecido no tempo, merece agora a atenção das novas gerações.

O Vintage Aero Club vai implementar um demorado processo de catalogação, identificação e restauro das peças pertencentes a este espólio. Para começar, estão abertas as inscrições de voluntários.

Como tudo no Vintage Aero Club, a inscrição de voluntários é simples, através da caixa de mensagem no site do VAC ou através do email GrupoAlpriateInac@gmail.com.